O Designer Gráfico

O profissional da área de Design Gráfico cria projetos de comunicação visual e novos produtos e embalagens, desenha logotipos, formata qualquer tipo de material visual como panfletos, outdoors, páginas da internet, etc.

Algumas das principais atividades desempenhadas por um designer gráfico são:

Criação e produção de animações para o meio digital.
Criação de logotipos, marcas e embalagens.
Definição da aparência e formato de páginas de jornais e revistas (cores, formatos, tamanhos e tipos de letras e de papel)
Criação visual de sites, blogs, banners para a internet.
Planejamento e desenvolvimento de anúncios, panfletos, cartazes e vinhetas para a TV.

Ele também pode atuar na área de Design de Produtos, desenhando novos produtos para diversas áreas, levando em conta os aspectos funcionais, estéticos e utilitários do objeto. O designer gráfico pode ainda desenhar móveis, jóias, vestuário, equipamentos médicos e odontológicos, peças para maquinário industrial, eletrodomésticos, entre outros.

Perfil do profissional formado em Design Gráfico

Ter afinidade com desenho e gostar de arte de uma forma geral são características desejáveis do profissional que pretende seguir carreira em Design Gráfico.

Gostar de tecnologia é importante, pois este profissional utilizará muitas ferramentas de computação gráfica em seus projetos.

Outra característica importante para um designer gráfico é ser criativo e inovador.



Para manter-se criativo e com bom senso estético, é importante que este profissional esteja por dentro das tendências do setor, pesquise bastante sobre novas tecnologias e formas de comunicação.
Organização, disciplina e comprometimento com resultados são fundamentais para que um bom designer gráfico consiga gerenciar seus projetos e entregá-los no prazo.

Mercado de trabalho para quem faz Design Gráfico

O surgimento de novas mídias e a necessidade crescente das empresas de fortalecerem suas marcas contribuem para o crescimento das ofertas de emprego para um designer gráfico.

Algumas das principais empresas que contratam profissionais da área do Design Gráfico são:

Agências de Publicidade
Editoras
Departamentos de Arte de Empresas de Comunicação
Escritórios e Estúdios de Design
Emissoras de TV
Empresas de Embalagens
Gráficas
Produtoras de Vídeos
Empresas Cinematográficas
Este profissional também pode atuar como autônomo ou seguir a carreira acadêmica, ministrando aulas para cursos técnicos e faculdades.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pequenas empresas e grandes ideias